12/12/2012

Confraternização CAE, Contagem


Todos os Conselheiros do CAE, Contagem estão convidados para a confraternização que será realizada no dia 27/12/ 2012 a partir das 18hs.
Vamos celebrar as conquistas de 2012 e o despertar do ano Novo, (2013).

Que este Ano Novo seja de Vitórias para todos nós e para o nosso Municipio de Contagen.
Avançamos muito, até aqui,, foram muitas as Lutas e tivemos nuitas vitórias.
O trabalho de controle social da Alimentação Escolar e das Políticas Publicas direcionadas para a garantia do DHAA depende de cada um dos 14 Conselheiros.
 
Parabénsss á todos.

Abraços Corinhossos  de agradecimentos á todos.
 
Marina Dutra, Presidente/ CAE, CONTAGEM..



04/12/2012

A pequena Nutricionista


DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL POR UMA CRIANÇA.
                                    
                                                      Muito lindoo.. e fácil  de fazer.


 
 
                http://www.youtube.com/watch?v=_FtPkupRA_w

29/11/2012

Sr. João dos Alfaces


Filme de animação que conta a história de um produtor rural que só planta alfaces e isso lhe causa prejuízos, por conta das pragas que atacam sua plantação. Com ajuda da Embrapa ele aprende técnicas corretas sobre agricultura orgânica e passa a produzir todo tipo de hortaliças, frutas e até pecuária.



 
Acesse o Link:

http://www.youtube.com/watch?v=N4pqg--jHXM

Formação para Conselherios de MG.


Formação: Nutricionistas e Conselheiros da Alimentação Escolar, MG
                      Parabéns pelo Controle Social  em MG.

              Dias 27 e 28 de Novembro na Faculdade Anhanguera de BH.

Realizaçao:

CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO ESCOLAR
ESCOLA DE NUTRIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO / GOVERNO FEDERAL
 
 
Vamos continuar esta parceria que muito contribui para o PNAE em cada Municipio nas Minas das Gerais.

 

16/11/2012

“Muito Além do Peso”

                         Documentário“Muito Além do Peso”.

Dirigido por Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, com apoio do Alana chega aos Cinemas Brasileiros.

 
 
 
O filme retrata o drama que já atinge 33% das crianças brasileiras, de acordo com dados do IBGE: a obesidade.
 
O filme é um retrato contundente, que emocionou os presentes e que agora pode ser conferido em dez salas de oito cidades brasileiras.
 
 
Let´s Move Salad Bars to Schools: (Tradução) : Vamos levar bufês de saladas para as escolas. Vamos ter mais alimentos frescos em nossos cardápios. “Devemos sempre nos lembrar que todos nós, inclusive as crianças, temos o poder da escolha”
 
 
 
 

16/10/2012

“Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”

 
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) dedica este ano às cooperativas agrícolas de todo o mundo o Dia Mundial da Alimentação, celebrado, hoje dia 16 de outubro pela 30.ª vez. 

 O tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo” foi escolhido “para destacar como as cooperativas e organizações de produtores agrícolas ajudam concretamente e de múltiplas formas a garantir a segurança alimentar, a criação de emprego e aliviar as pessoas da pobreza”
 
 

14/10/2012

INFORMATIVO


Curso de Extensão Estratégias Nutricionais para Promoção de Saúde

(Para Professores) realizado pelo Núcleo de EAD/Canal Minas Saúde  Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

 O Professor Paulo Roberto Valente, aluno do Núcleo de EAD/Canal Minas Saúde, postou este comentário:

A alimentação saudável traz vários benefícios para nós todos. Estimula a produção de substâncias boas para o organismo, combate o colesterol ruim, colabora para o fortalecimento do coração, promove o bom funcionamento dos pulmões, combate doenças como câncer, diabetes. Enfim, só há vantagens em manter uma alimentação equilibrada e saudável. É importante dizer que quando a gente fala para nossos alunos sobre alimentação saudável, eles, certamente, vão repassar essa informação para os pais, fazendo com que os hábitos alimentares em casa mudem isso é muito bom, pois, aumentam o diálogo e a qualidade de vida nessa família, isso é vínculo afetivo.

Quanto à pirâmide alimentar, na base está os grãos, cereais, que são livres de gordura e contém vitaminas só encontradas neles. Subindo a pirâmide, no topo estão as massas, carboidratos e as gorduras. Ou seja, devemos sempre não excluir nenhum alimento da nossa dieta, mas, comer com qualidade e equilíbrio. Doces, gorduras, balas, enlatados, refrigerantes, álcool sempre estão classificados como precursores de aumento de açúcar, aumento do colesterol. Mas, não adianta nada ter uma alimentação saudável sem fazer atividade física, porque uma complementa a outra. É isso! Um abraço a todos.

Obrigada ao Professor Paulo Roberto Valente pela contribuição ao Blog do CAE, CONTAGEM (Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Contagem, MG)

 
Contribuição Marina Dutra  - Também aluna do Curso de Extensão Estratégias Nutricionais para Promoção de Saúde para Professores realizado pelo Núcleo de EAD/Canal Minas Saúde Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
 
Ola á todos!
 
A alimentação desempenha um papel fundamental em toda a nossa vida e em determinado momento se torna mais importante como o foto da idade escolar, ou seja, a face de crescimento, este é o momento mais relevante. Sendo assim a escola tem grande responsabilidade e pode propiciar ações e espaço para as atividades, além possibilitar mudanças de habitos alimentares, como muitos colegas mencionaram e também o Texto Referencial enfatiza bem.
Possibilitar informações que influenciam nas escolhas saudáveis e corretas de promoção a saúde na escola é um dever de todos nos responsáveis pela formação educacional.
Mas o DHAA, (Direito Humano a Alimentação Adeguadra), foi incorporado somente em Decreto (64) de 2010, no Plano de erradicação da fome e este fator troxe debates como este, já que somente resolver o problema da fome não resolve o problema da desnutrição.
Fico sempre feliz em poder imaginar que grande parte da população hoje se preocupa com este tema, apesar de ainda não esta globalizado em nível satisfatório.
Abraços á todos.
 



















 

11/10/2012

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 de outubro

ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS.
 
SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES PARA UM TRABALHO JUNTO ÀS CRIANÇAS
 
 
Neste dia 16 de outubro, como ocorre todos os anos, comemoramos o
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.
Seria até uma comemoração normal e sem destaques, se não fosse o ALIMENTO uma matéria presente e indispensável na vida dos seres humanos, da fauna e da flora, do planeta.   O ALIMENTO é divisor entre os que têm e os que não têm alimentos.
Há os que usam em quantidade e qualidade reduzida (subnutridos) e os que consomem além de limites toleráveis (obesos).  Há os que produzem e comem, os que produzem e não comem e os que não produzem e nem conseguem acessar alimentos e têm fome.
A fome em tempo contínuo é cruel!   É diferente do que dizer: ter a vontade de comer!
Junto com o ar que respiramos e a água que bebemos (ambos são alimentos), o DIREITO HUMANO à ALIMENTAÇÃO é consagrado como algo inalienável para todos.  Pensemos por segundos em alguma pessoa ou muitas que não estão com o DIREITO À ALIMENTAÇÃO atendido!  Todos precisariam ter acesso a alimentos na forma que a SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL consagra:
"SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.” [i]
·         Na Escola compreendemos todas as questões que envolvem a ALIMENTAÇÃO e a EDUCAÇÃO ALIMENTAR como conteúdos de aprendizagem necessária?
·         As diferentes disciplinas que estudamos nos permitem compreender que a interação com a vida está presente em temas como este, que o dia de hoje nos indica?
·         A ALIMENTAÇÃO entra no nosso cotidiano como uma obrigação ou como uma mercadoria a ser consumida?   
·         Nas nossas casas e nas nossas comunidades, como essas questões nos afetam?
CONSELHOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL (CONSEA)
[i] Art. 3º da Lei Federal Nº 11.346, de 15 de setembro de 2006: Lei de Segurança Alimentar e Nutricional
 
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO-2012 - 16 de outubro de 2012

SUBSÍDIOS AOS PROFESSORE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA UM TRABALHO JUNTO ÀS CRIANÇAS

Este texto destina-se a oferecer subsídios aos professore da Educação Básica para um trabalho junto às crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, durante a Semana da Alimentação, e tem como finalidade sensibilizar, informar e motivar as crianças a respeito da importância da alimentação e do Direito Humano ao acesso a uma alimentação de qualidade e em quantidade suficiente à vida e a saúde.
1º MOMENTO:
QUESTÕES PARA SEREM PROBLEMATIZADAS PELO PROFESSOR DA CLASSE, PERGUNTANDO AOS ALUNOS: (explorar bem as questões colocadas abaixo podendo ser apontadas outras relacionadas com a questão da alimentação diária das crianças).
 
·         Quais são os nossos principais alimentos?  O que vocês comem no dia a dia?
·         Qual a função destes alimentos na vida humana?
·         O que acontece com as pessoas quando elas não têm o que comer?
·         O que comem os gaúchos, também comem os indígenas, os nordestinos, os baianos?
 (identificar os diferentes tipos de alimentos como sendo uma questão cultural e diferenciada de acordo com as tradições e regiões e costumes.).
 
2º MOMENTO
 
Após, o professor deverá apresentar, lendo e dialogando com os alunos, o que abaixo está proposto:
 
 Os alimentos existem para que o nosso corpo cresça saudável e forte, isso se chama NUTRIÇÃO. No entanto, nem todas as pessoas têm alimentos e muitas têm alimentos que não são saudáveis e, portanto não ajudam no crescimento. São pessoas que podem ficar doentes e gordas (falar da obesidade).
 
Existem no Brasil pessoas que, junto com os governos, cuidam para que os alimentos cheguem à mesa de todos os brasileiros. Essas pessoas se reúnem e organizam as ações, que são chamadas de ”AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL”.
 
Para ajudar nisso existe, também, o CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA) que é o órgão que reúne pessoas que trabalham para que todos tenham garantida a alimentação, desenvolvendo ações para garantir que os alimentos sejam alcançados por todas as pessoas do nosso município, do nosso estado e do nosso país. Por isso o CONSEA é municipal, estadual e nacional (explicar o que são os 3 níveis de governo).
 
O CONSEA atua para que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) seja cumprida de acordo com a Lei Federal nº 11.346 / 2006 (LOSAN), que determina o DIREITO à alimentação, a comer alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, a todos os homens e mulheres. Essa Lei existe no Brasil desde 2006.
 Ninguém deve passar fome e todos têm que ficar atentos para isso, cuidando para não desperdiçar os alimentos nas nossas casas, nos restaurantes, na escola e em todos os lugares onde circulam os alimentos. A escola tem a responsabilidade de orientar seus alunos e alunas na forma e na qualidade da alimentação, isso é chamado EDUCAÇÃO ALIMENTAR .

02/10/2012

Nova modalidade do PAA - REDSAN

                    Nova modalidade do PAA permite abastecer presídios e restaurantes universitários

Resolução autoriza que estados, municípios e outros órgãos do governo federal façam aquisição direta de produtos da agricultura familiar, nos mesmos moldes do programa executado atualmente por MDS, MDA e Conab, para fornecer refeições regularmente a presídios, restaurantes universitários, hospitais e quartéis, entre outras instituições federais, estaduais e municipais. Com isso os agricultores familiares vão poder ampliar o mercado de comercialização de seus produtos. Cada família poderá vender até R$ 8 mil. Isso será possível com a modalidade Compras Institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), prevista no Decreto nº 7.775/2012, que entrou em vigor nessa quinta-feira (27), com a publicação da Resolução 50/2012 no Diário Oficial da União. A aquisição dos produtos poderá ser feita por meio de chamadas específicas para tal modalidade, com dispensa de licitação, nos moldes do PAA, sem necessidade de qualquer formalidade de adesão ou convênio com o governo federal. A resolução é do Grupo Gestor do PAA, coordenado pelo MDS em parceria com o MDA.                                            
                                                                  http://www.redesan.ufrgs.br/

Marina Dutra

CAE. Contagem

(Conselho Municipal de Alimentação Escolar)

17/09/2012

Mês da Alimentação Sadúvel


Outubro, mês da Alimentação Saudável nas Escolas de Contagem
No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A celebração é promovida em todo o planeta, desde 1945, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO). Trata-se de um chamamento aos países, aos governos e as pessoas para a adoção de políticas, programas e ações voltadas para acabar com a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos.
Neste ano o tema escolhido pela FAO é “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”. De acordo com esta organização, aproximadamente 925 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo e as cooperativas agrícolas e alimentares são importantes instrumentos contra a pobreza e a fome.
E a obesidade desafia cada vez mais as políticas públicas porque provoca um adoecimento crônico e silencioso da população, favorecendo o aparecimento de doenças como a hipertensão, o diabetes e as doenças do coração. A obesidade está relacionada a um padrão alimentar inadequado e a falta de atividade física.
Diante desse quadro é importante a consciência da população para adoção de hábitos alimentares e de vida saudáveis como forma de prevenção às doenças e a melhoria da qualidade de vida. O maior consumo de hortaliças frutas e água, o cultivo de alimentos saudáveis e a prática de atividades físicas são algumas dicas simples que poderão ser fortes aliadas na promoção de uma vida saudável.
Programação
· 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação e DIA D nas Escolas. Neste dia toda a rede escolar deverá discutir o tema em suas atividades pedagógicas.
· Dias 23 e 30 de outubro – toda a rede escolar deverá orientar atividades extra escolares para envolver as famílias dos estudantes
· Oficinas “alimentando saúde” no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar, todas as quartas-feiras, manhã e tarde
· Oficinas de gastronomia saudável e trilha ecológica no Parque Gentil Diniz\Projeto Sala verde
· Oficinas sobre alimentação saudável e a prevenção de doenças para usuários da saúde nas equipes da Saúde da Família
· Distribuição de folder informativo para os públicos da saúde, da segurança alimentar, da rede de proteção social, funcionalismo, comunidade escolar.
               Marina Dutra
CAE. Contagem
(Conselho Municipal de Alimentação Escolar)

Mais Pescado na Alimentação Escolar


Governo Federal Aconselha mais   Pescado na Alimentação Escolar

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação (FNDE/MEC),orienta que, durante a Semana do Peixe, o nutricionista incentive o consumo de pescado no ambiente escolar.

A campanha, lançada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), ocorre até a próxima segunda-feira (17) e objetiva aumentara inserção de peixes, crustáceos e moluscos na dieta regular do brasileiro.

Levantamento realizado em 2011pelo FNDE, em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cecane /UFRGS), mostra que ainda é baixa a oferta de pescado fresco nos cardápios das redes de ensino. A região Sudeste é a que apresenta a maior carência, ao contrário do Nordeste,onde o consumo é mais frequente.

O adequado crescimento e desenvolvimento biopsicomotor dos alunos depende de nutrientes encontrados em alimentos que se originam em água doce ou salgada. O pescado é fonte de ômegas3, 6 e 9, bem como de vitaminas A e D, iodo, fósforo, sódio e potássio. Todos são fundamentais para a alimentação saudável e adequada dos estudantes.

O FNDE e o MPA propõem ainda que,na Semana do Peixe, as redes de educação básica e o nutricionista envolvido na elaboração de cardápios escolares promovam cursos com merendeiras e ações de educação alimentar nas unidades de ensino. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), vinculado ao Fundo, define como estratégia permanente incorporar temas relacionados à nutrição saudável no projeto político- pedagógico das instituições educacionais.
Fonte: http://www.cfn.org.br/eficiente/sites/cfn/ptbr/site.php?secao=noticias&pub=1230

20/08/2012

Lucro e prejuízo  -  (Publicidade, Crianças e Consumo)

 Marta Suplicy

 O que você imagina que passa na cabecinha de uma criança assistindo a um desenho animado que acaba e o personagem continua falando, só que num comercial? E quando a criança é estimulada a juntar tantas figurinhas (em embalagens de alimento não saudável), uma em cada compra, para ganhar brindes? Tudo regado a felicidade se tais produtos forem consumidos.
Como se construirão a personalidade e os valores dessa criança? E que hábitos alimentares e padrão de consumo ela consolidará para a vida?
Hoje temos como parâmetro para formação da criança, além da família, da escola e da comunidade, a mídia. Sendo nossas crianças, no mundo, as que ficam mais tempo frente à TV, a mídia acaba sendo muitas vezes a grande professora. E ensina o quê? Quem avalia as consequências?
Obviamente, o crescimento de 200% da obesidade infantil de cinco a nove anos (dados recentes do IBGE) não é só responsabilidade da mídia. Sobra para os pais, que têm que ter infinita paciência e presença para exercer o controle da TV e o alimentar.
Eles podem, no melhor dos casos, diminuir os danos, tanto do hábito por alimentos não saudáveis quanto da desconstrução da ideia da felicidade atrelada ao consumo ou que a pessoa valha pelo que ostenta ou possa comprar. Mas distorções sérias estarão presentes, pois o tsunami na cabeça da criança é muito forte. Ela é um ser em formação e que acredita no que lhe é dito.
A propaganda não atua pela informação, e sim pela persuasão e tudo é reforçado na escola, pelos colegas. Um terço das nossas crianças está acima do peso. Uma geração que terá mais riscos de desenvolver doenças.
Quantas mães são induzidas pela publicidade a fornecer alimentos menos saudáveis acreditando que esses são até melhores? Quem não se lembra do "Danoninho, vale por um bifinho"? Convenhamos, neste mundo apressado, dá menos trabalho para preparar.
A criança não pode assinar contratos, comprar carro ou apartamento. Mas, por ter um peso gigantesco no que sua família consome, ela é o foco de grande parte da propaganda.
O Conar afirma que a atual regulamentação dá conta. Não dá. Ninguém acredita que um mercado de mais de R$ 130 bilhões/ano vá se autorregular.
Os bons institutos que se dedicam a pesquisas sobre o tema não têm poder de influência. Falam sozinhos, ou com associações de pais. Cabe ao Congresso, com rapidez, encaminhar os projetos já maduros para votação final.
Países desenvolvidos e com democracia consolidada já o fizeram. Temos que proteger nossas crianças que já caminham para uma epidemia de obesos como nos EUA. Do jeito que está, o mercado fica com o lucro, e a criança, sua família e o Estado, com o prejuízo.(Folha de S.Paulo - 11/08/2012)

03/08/2012

O CAE, Contagem apoia esta idéia.

O Município de Contagem já realiza esta ação e destribui produtos alimentícios vindos da Agricultura Familiar nas Escolas Municípais.



15/07/2012

Rio + 20 " O Futuro Que Queremos"


Depois de mais de dez dias de debates, a Rio+20 foi encerrada com a conclusão do documento
“O futuro Que Queremos”, que traça metas para o desenvolvimento sustentável. O texto conduzido pelo Brasil é um consenso entre quase 200 países.

Confira a reportagem do Repórter Brasil.  Fonte: TV Brasil


http://rio20.ebc.com.br/noticias/documento-o-futuro-que-queremos-e-conclusao-da-rio20/

24/06/2012

CAE, Contagem", Alimentação Escolar com Sustentabilidade 
 
.
Marina Presidente do CA, Contagem
O Stand do CAE, Contagem foi estalado na entrada da VII Amostra Ambiental na 5* Feira,(21/06/2012), ultimo dia de Visitação e recebeu alunos de mais de dez (10) Escolas do Município para as atividades do Conselho.. 
 O CAE, Contagem, agradece aos alunos das Escolas:
*  E. M. Amaral Franco
*  E. M. Carlos Durmond de Andrade
*  E. M. Domindos Didiz
*  E. M. Gabriela Leite
*  E. M. Hilton Rocha 
*  E. M. Julia K. de Oliveira
*  E. M. José Lucas Filho
*  E. M. Padre Joaquim 
*  E. M. Ricardo Barreto
*  E. M. Vila Lobos
E aos Alunos do Instituto Joana Dárque.




Conselheira Zilda Contribuindo com as Atividades
Conselheiras Evânia, Zilda  em ativides com os alunos



19/06/2012

CAE, Contagem na Amostra Ambiental


""ALIMENTAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE""

O Cortejo da Águas e a integração dos Saberes marcam a VII Amostra Ambiental


Alimentação Saudável nas Escolas






Cultura Alimentar nas Escolas de Contagem

Projeto da horta escolar e a aquisição de alimentos diretamente dos produtores familiares estão desenvolvendo a cultura alimentar e ampliando a comercialização de alimentos produzidos pela Agriccultura Familiar e Rural, gerando renda para a região,


O CAE, CONTAGEM, Parabeniza:

 Mara Selvino e Equipe de Organização 

Abertura da Amostra Ambiental.

Um dos melhors momentos de Contagem: É um diálogo com a sociedade Civil das atividades realizadas nas Escolas pelos alunos e a participação do CAE nas atividades deste público.


Os trabalhos apresentados pelas Escolas estão maravilhosos e o protaganistos dos alunos em apresentar as atividades é merecedor de muito orgulho para as Escolas do Município.


 
Podem ser vistas nesta VII Amostra Ambiental Obras do Artista Plástico José Amâncio.


"" Belísssimas Obras""






 

Momento : RIO + 20

O objetivo da conferência é garantir um novo compromisso político dos líderes mundiais para o "desenvolvimento sustentável", que leve em consideração o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a proteção ambiental..

Espera-se que a conferência produza 3 resultados principais:

*Um documento político negociado prometendo a cooperação internacional sobre o desenvolvimento sustentável;

* Uma lista de recomendações da sociedade civil;

* Uma lista das iniciativas de desenvolvimento sustentável e promessas de cada país.



VII Amostra Ambiental de Contagem

"Alimentação com Sustentabilidade".

 Dia 19/06/2012 : Organização dos Estantes e Abertura Oficial.

O CAE, Contagem Participa desta Amostra e vai Apresentar ao Público Visitante:

* Os Cardápios de Alimentação nas Escolas.
* Os Gastos Financeiros com a Alimentação em 2012.
* Realizar pequeno questionário com Alunos usuários da Alimentação Escolas.
*Distribuir a Revista Alimentação Saudável na Escola.
* Distribuirfolhetos dos 10 Passos para uma Alimentação Saudável na Escola



Tudo quase pronto, agora é aguadar o Publico de quase 7.000 mil Alunos inscritos para participar as  atividades
de Amostra e também visitar o Stand do co Conselho de Alimentação Escolar. (CAE, Contagem).



02/06/2012

CAE, Contagem e o DHAA

Lançamento do Plano Integrado de Segurança Alimentar Sustentavel de Contagem


 O CAE, Contagem participou das atividades do Seminário e também de sua elaboraçào e acredita que Contagem esta no caminho certo e utiliza do processo de integração dos setores para garantir o DHAA, Direito Humano a Alimentação Adeguada, um grande passo para a sustentabilidade Alimentar do Município e principalmente nas Escolas.

Neste sentido a Alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis e, sobretudo, para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens do Brasil. Crianças bem alimentadas têm mais disposição, mais agilidade mental, mais saúde e melhor qualidade de vida, conseqüentemente terão um aprendizado melhor e mais proveitoso.