11/10/2012

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – 16 de outubro

ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS.
 
SUBSÍDIOS AOS PROFESSORES PARA UM TRABALHO JUNTO ÀS CRIANÇAS
 
 
Neste dia 16 de outubro, como ocorre todos os anos, comemoramos o
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO.
Seria até uma comemoração normal e sem destaques, se não fosse o ALIMENTO uma matéria presente e indispensável na vida dos seres humanos, da fauna e da flora, do planeta.   O ALIMENTO é divisor entre os que têm e os que não têm alimentos.
Há os que usam em quantidade e qualidade reduzida (subnutridos) e os que consomem além de limites toleráveis (obesos).  Há os que produzem e comem, os que produzem e não comem e os que não produzem e nem conseguem acessar alimentos e têm fome.
A fome em tempo contínuo é cruel!   É diferente do que dizer: ter a vontade de comer!
Junto com o ar que respiramos e a água que bebemos (ambos são alimentos), o DIREITO HUMANO à ALIMENTAÇÃO é consagrado como algo inalienável para todos.  Pensemos por segundos em alguma pessoa ou muitas que não estão com o DIREITO À ALIMENTAÇÃO atendido!  Todos precisariam ter acesso a alimentos na forma que a SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL consagra:
"SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.” [i]
·         Na Escola compreendemos todas as questões que envolvem a ALIMENTAÇÃO e a EDUCAÇÃO ALIMENTAR como conteúdos de aprendizagem necessária?
·         As diferentes disciplinas que estudamos nos permitem compreender que a interação com a vida está presente em temas como este, que o dia de hoje nos indica?
·         A ALIMENTAÇÃO entra no nosso cotidiano como uma obrigação ou como uma mercadoria a ser consumida?   
·         Nas nossas casas e nas nossas comunidades, como essas questões nos afetam?
CONSELHOS DE SEGURANÇA ALIMENTAR e NUTRICIONAL (CONSEA)
[i] Art. 3º da Lei Federal Nº 11.346, de 15 de setembro de 2006: Lei de Segurança Alimentar e Nutricional
 
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO-2012 - 16 de outubro de 2012

SUBSÍDIOS AOS PROFESSORE DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA UM TRABALHO JUNTO ÀS CRIANÇAS

Este texto destina-se a oferecer subsídios aos professore da Educação Básica para um trabalho junto às crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, durante a Semana da Alimentação, e tem como finalidade sensibilizar, informar e motivar as crianças a respeito da importância da alimentação e do Direito Humano ao acesso a uma alimentação de qualidade e em quantidade suficiente à vida e a saúde.
1º MOMENTO:
QUESTÕES PARA SEREM PROBLEMATIZADAS PELO PROFESSOR DA CLASSE, PERGUNTANDO AOS ALUNOS: (explorar bem as questões colocadas abaixo podendo ser apontadas outras relacionadas com a questão da alimentação diária das crianças).
 
·         Quais são os nossos principais alimentos?  O que vocês comem no dia a dia?
·         Qual a função destes alimentos na vida humana?
·         O que acontece com as pessoas quando elas não têm o que comer?
·         O que comem os gaúchos, também comem os indígenas, os nordestinos, os baianos?
 (identificar os diferentes tipos de alimentos como sendo uma questão cultural e diferenciada de acordo com as tradições e regiões e costumes.).
 
2º MOMENTO
 
Após, o professor deverá apresentar, lendo e dialogando com os alunos, o que abaixo está proposto:
 
 Os alimentos existem para que o nosso corpo cresça saudável e forte, isso se chama NUTRIÇÃO. No entanto, nem todas as pessoas têm alimentos e muitas têm alimentos que não são saudáveis e, portanto não ajudam no crescimento. São pessoas que podem ficar doentes e gordas (falar da obesidade).
 
Existem no Brasil pessoas que, junto com os governos, cuidam para que os alimentos cheguem à mesa de todos os brasileiros. Essas pessoas se reúnem e organizam as ações, que são chamadas de ”AÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL”.
 
Para ajudar nisso existe, também, o CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA) que é o órgão que reúne pessoas que trabalham para que todos tenham garantida a alimentação, desenvolvendo ações para garantir que os alimentos sejam alcançados por todas as pessoas do nosso município, do nosso estado e do nosso país. Por isso o CONSEA é municipal, estadual e nacional (explicar o que são os 3 níveis de governo).
 
O CONSEA atua para que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) seja cumprida de acordo com a Lei Federal nº 11.346 / 2006 (LOSAN), que determina o DIREITO à alimentação, a comer alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, a todos os homens e mulheres. Essa Lei existe no Brasil desde 2006.
 Ninguém deve passar fome e todos têm que ficar atentos para isso, cuidando para não desperdiçar os alimentos nas nossas casas, nos restaurantes, na escola e em todos os lugares onde circulam os alimentos. A escola tem a responsabilidade de orientar seus alunos e alunas na forma e na qualidade da alimentação, isso é chamado EDUCAÇÃO ALIMENTAR .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, venha ser um voluntário do CAE