Formação dos
hábitos alimentares da criança está no primeiro ano de vida. O Período pode ser
dividido em 2 fases: antes dos 6 meses e após os 6 meses.
Nos primeiros 6 meses de vida, recomenda-se a amamentação exclusiva,
fortalecendo o vínculo mãe/bebê, protegendo a criança contra doenças,
possibilitando o ganho de peso para o bebê, assim como um desenvolvimento das
estruturas orais envolvidas no ato de sugar (VITOLO, 2003).
É importante
orientar a nutriz que nessa primeira fase a criança não precisa ingerir água,
chá, suco ou qualquer outro alimento,
pois o leite materno oferece todos os
nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e crescimento da criança.
A partir dos 6 meses de vida, a tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes atingem um nível satisfatório proporcionando maior adaptação física e fisiológica para uma alimentação variada quanto a consistência e textura.
A partir dos 6 meses de vida, a tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes atingem um nível satisfatório proporcionando maior adaptação física e fisiológica para uma alimentação variada quanto a consistência e textura.
A introdução de alimentos no primeiro ano de vida deve ser lenta e gradual,
pois a criança tende a rejeitar as primeiras ofertas de alimentos, pois a
textura e sabor são diferentes do que era oferecido antes. A oferta dos
alimentos deve ser realizada nos períodos em que a criança esteja com vontade
de comer, e, caso não se sinta saciada, oferecer o leite materno.
A partir dos 6 meses de vida ofertar 3 refeições ao dia, recomenda-se 2
papas de frutas e 1 papa salgada se estiver recebendo o leite materno.
Preferencialmente nos seguintes horários: meio da manhã, almoço e meio da
tarde. Caso a criança esteja desmamada, ofertar 5 refeições ao dia nos
seguintes horários: início da manhã, meio da manhã, almoço, meio da tarde e
início da noite (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002).
Veja a tabela com esquema alimentar para crianças menores de 2 anos:
Os alimentos oferecidos no início da alimentação complementar devem ser espessos, obtendo consistências pastosas (purês e papas) e aumentando gradativamente a consistência da refeição até que os mesmos alimentos preparados para a família sejam oferecidos para a criança. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002).
Os alimentos oferecidos no início da alimentação complementar devem ser espessos, obtendo consistências pastosas (purês e papas) e aumentando gradativamente a consistência da refeição até que os mesmos alimentos preparados para a família sejam oferecidos para a criança. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002).
01- Dar
somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou
quaisquer outros alimentos.
02 - A
partir dos 06 meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos,
mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
03- A
partir dos 06 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos,
carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança receber
leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.
04- A
alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de
refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite
da criança.
05- A
alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher;
começar com consistência pastosa (papas / purês) e, gradativamente, aumentar
a sua consistência até chegar à alimentação da família.
06-
Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é
uma alimentação colorida.
07-
Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
08-
Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e
outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
09-
Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu
armazenamento e conservação adequados.
10-
Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua
alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
Acesse o Link: alimentacao_saudavel _menores_2anos_1edicao.pdf
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